domingo, 26 de agosto de 2012

Francesinha

Hoje foi dia de encher a barriga com comidinha que consola, pois o tempo continua de inverno...!!

Já não fazia há imenso tempo, por isso hoje foi o dia ideal para o tal prato.

O molho que eu faço é uma versão minha tirada de algumas pesquisas na net. O meu molho não é muito pesado nem alcoólico e as francesinhas não têm muita coisa.

Para fazer o molho, coloco num tacho um fio de azeite, 1 dente de alho e uma cebola picada. Deixo amolecer um pouco a cebola e depois começo a introduzir os líquidos: 1 cerveja de 33 cl, 1 cálice de vinho do porto, de whisky, de aguardente (ou brandy), 1 copo de vinho branco, 1 copo de leite com 1 colher de sopa mal cheia de farinha normal ou maizena misturada, 2 colheres de sopa de polpa de tomate, 2 folhas de louro, picante q.b, salsa e uma colherinha de mostarda. Levantar fervura, mas cuidado para não vir fora.

Depois aqui começam as variantes: podemos juntar um caldo de carne, ou então para que fique algo mais natural, eu pus um osso buco dentro do preparado anterior. Mas também podem por bacon, chouriço, moura... Já é ao gosto de cada um, eu gosto da opção mais simples, um osso buco fica muito bom.


 Para fazer a francesinha, fiz com pão de forma torrado.
Num tabuleiro colocar uma fatia de pão, depois uma fatia de queijo, 1 de fiambre, 1 bife não muito grande e tenro (eu fiz da vazia), um pedacinho de linguiça, mais uma fatia de queijo e outra de fiambre e termina com outra fatia de pão de forma torrado.

Já comi uma francesinha no Porto que tinha um ovo estrelado antes da última fatia de pão, mas por isso é que eu gosto de fazer as minhas em casa, pois só ponho o que me parece que consiga comer!


O recheio já fica ao gosto de cada um. Há quem ponha bacon, há quem repita a camada do bife...

Cobre-se os quatro lados do pão com 4 fatias de queijo e prende-se com um palito.

Vai ao forno 10 min só para o queijo derreter.

Serve-se com o molho por cima. O molho tem que estar bem quente.

Para os mais valentes, pode acompanhar com batata frita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...