domingo, 11 de agosto de 2013

White Choc & Limoncello - O Casamento Perfeito!

Nunca pensei que juntar Limoncello e chocolate branco fosse tão bom!

A minha querida amiga Edna, a amiga dos licores, deu-me uma garrafinha de limoncello feito por ela. Sabe tão bem fresquinho! Um licor de verão de eleição!

Até que um dia a Nigella apareceu na TV com uma receita de chocolate branco e limoncello...

Perfeito! Excelente sobremesa para o verão, excelente para dar andamento a uma tablete de chocolate branco que andava perdida na dispensa e também para dar uso ao licor, apesar de eu adorar bebê-lo em noites bem quentes ;) Uma mulher de vez em quando tem estas necessidades que não pode mesmo fugir...!! (atenção, falo da necessidade do chocolate ou um doce e não da bebida!! hihihi!!)

Tão simples quanto isto:

Uma tablete de chocolate branco a derreter num tachinho, com meio pacote de natas de soja (para fazer menos mal!!), cerca de 100 ml de limoncello e eu ainda lhe acrescentei duas vagens abertas (só o grão) de Cardamomo (não vem na receita) que gentilmente a Espiga me cedeu para experimentar. Basta deixar tudo derreter bem devagar.

Enquanto isso, numa travessa de servir, colocar frutos vermelhos congelados (não deixar descongelar). Quando o molho estiver pronto, deixar arrefecer um pouco, não muito, e juntar aos frutos. O que acontece é que os frutos descongelam e o molho arrefece instantâneamente! Decorei com hortelã.

Pode ser servido na hora ou então coloca-se no frigorífico.

Na minha opinião, deve ficar excelente se for ao congelador (eu é que não tinha espaço...) ou então colocar uma ou duas folhas de gelatina amolecidas previamente em água fria e depois juntar ao chocolate, para quando for ao frigorífico ficar mais sólido. Para mim, ficou um pouco líquido, mas ficou igual ao original.

A ideia da minha amiga Edna também é excelente: para lhe conferir alguma textura, para além dos frutos vermelhos, deve ficar muito bom com um crumble (feito à parte, claro!) e posto por cima, ainda morno. Faz contraste de temperatura e contraste de texturas ;)

Na minha opinião também acho um recheio delicioso para fazer uma espécie de cheesecake! É só ideias!! :)

Sem dúvida uma receita a repetir e será com estas variantes!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...