sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Focaccia!

Eis um pão que eu já andava para fazer a algum tempo, até que vi a receita do Arco Íris na Cozinha e decidi fazer! Também tinha visto o programa dos Hairy Bikers em Itália e realmente achei que seria um pão divinal!

É um fleatbread que já vem da Roma Antiga e era cozinhado nas brasas do fogo. "Focus" significa "coração do fogo" em Latim.

Então juntando as duas versões, deu nisto :)

500 g de farinha
1 saquetas de fermento seco (7 gr)
2 tbsp de azeite
300 ml de água morna
1 colher de chá de sal (se polvilhar com flor de sal por cima, este passo ficará omitido, na minha opinião)
mistura de 5 pimentas
tomilho fresco q.b. ou outras ervas (pus alecrim seco)
azeite q.b.

Numa taça colocar a farinha, o fermento e o sal e envolver tudo.
Juntar o azeite, a água morna e misturar tudo muito bem. Amasse bem durante 5 a 10 minutos manualmente ou 5 minutos no robot de cozinha. Deixar repousar por 1 hora.

Num tabuleiro de forno colocar uma folha de papel vegetal, pincelar com óleo vegetal ou em spray.
Estender a massa sobre o tabuleiro, com a ponta dos dedos vamos empurrando para os cantos.

Cobrir o tabuleiro com película aderente e deixar repousar em local seco, quente e sem correntes de ar, para a massa levedar mais 30 min. (costumo deixar dentro do forno, desligado, só depois dos 30 min. é que pré-aqueço o forno a 230ºC).

Faça algumas "covas" na massa. Regar o pão com azeite a gosto, para as "covas" ficarem com azeite e temperar com pimenta e flor de sal a gosto e adicione folhas de tomilho fresco ou outra erva seca (eu pus alecrim).

Levar o pão ao forno pré-aquecido nos 230ºC entre 20 a 25 minutos, até o pão estar cozido: dourado e crocante no exterior e fofo no interior.


Podemos pôr o que quisermos por cima, tipo pizza ou no meio: fiambre, queijo, tomate cherry com manjericão, queijo mozarella ou podemos polvilhar com outras especiarias ou até mesmo azeite aromatizado...




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...