sábado, 25 de outubro de 2014

Wine in Azores - Day 3 - 26 Outubro 2014

E cá estamos... no último dia deste Grande Festival...
Estabeleci contactos com as mais diversas pessoas; é um local perfeito para conviver e para passar um bom momento entre amigos, apreciar um bom vinho e aprendermos novas técnicas culinárias.


"O Peixe só quer Água quando está Vivo!" by Chef Álvaro Lopes

Com os showcookings, pomos à prova as nossas papilas gustativas e o nosso olfacto, assim como aprendemos que o vinho não serve só para beber: na comida consegue-nos surpreender! E por vezes percebemos o quanto estávamos errados em determinadas situações que já a tomávamos por garantidas.

Facilmente nos rendemos com a simplicidade com que podemos cozinhar um prato, mesmo não tendo tempo. Não há necessidade de recorrer a comida congelada. E a desculpa de não termos tempo para cozinhar, cai por terra! Basta um pouco de conhecimentos e usar bem os ingredientes e saem grandes pratos.



Os alimentos não querem muita cozedura... Tirando aqueles belos assados ou guisados morosos que fazemos ao fim de semana para a família toda! Se não temos paciência ou paixão ou jeito, é uma coisa, agora dizer que não houve tempo...

Quando queremos há sempre tempo para tudo. Realmente basta mesmo querer! É uma das coisas que estes showcookings tentam transmitir. Respeitar os ingredientes, não os cozinhar demais (principalmente o peixe) e usar técnicas que ajudam a preservar os nutrientes e mostrar que mesmo em 15 min podemos ter uma cataplana de peixe de impressionar os amigos e de os fazer implorar por mais!



Ingredientes excelentes e de boa qualidade fazem um prato de eleição! Mesmo que o jeito seja pouco, desde que respeitemos os ingredientes, saem pratos de lamber os dedos mesmo que sejam só dois ou três ingredientes. Por vezes dizemos que não gostamos de um prato, porque simplesmente o cozinhamos de maneira errada, pois quando ele é confeccionado da forma correcta mudamos logo de opinião, ou por vezes até mesmo na junção de alguns ingredientes e tudo fica diferente. Não saindo da forma mais acertada passamos a odiar algo que se calhar até é uma iguaria. E não vale a pena complicar muito...



E esta é a finalidade destes showcookings: estes Grandes Senhores revelam um pouco da sua sabedoria. Deveria haver mais iniciativas deste género... Vimos para casa muitos inspirados e com ideias novas que só queremos pôr em prática e partilhar a experiência!

É esta a energia que se vive durante três dias de quem leva a culinária mesmo como uma paixão! É de louvar toda a imaginação destes Chef´s e ousadia de misturar ingredientes tão simples que resultam em grandes pratos. E as técnicas que nos deixam boquiabertos a pensar: como é que eu nunca me lembrei disto?! E sempre baseado na nossa Típica Gastronomia Regional!



Eu agora estou mais ousada na cozinha e sem medo de experimentar novas coisas com inteligência.

Mas atenção, se não sei, não invento!! (já dizia o Chef Cordeiro!)



Para finalizar os showcooking, já fora do programa, tivemos a Tertúlia do Petisco a confeccionar um prato de carne bem flamejante!


Nos intervalos dos Showcookings ainda houve tempo para uma demonstração dos Vinhos do Pico pela Adega A Buraca e para um mini-workshop com os Cafés Delta



Um espectáculo como este merece que lhe cantemos os parabéns pelo seu 6º ano consecutivo de sucesso por tornar este evento único e irreverente!


Finalizamos em grande estilo com a Grande Cantora Lola Reina que veio representar os produtores de vinho e azeite espanhóis Anolmedo


E assim fechamos mais um ano em grande e para o ano há mais e que seja tão bom ou melhor que este!




Não percam esta grande reportagem da Videografia Audiovisuais que mostra muito bem o que é o espírito do Wine in Azores! E não deixem de visitar este site fantástico que para além de ter feito uma excelente cobertura deste evento, fala das viagens pelo mundo fora... ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...