quinta-feira, 19 de março de 2015

Tarte de ganache com fruta!

Uma receita tão simples e que surpreende!

A base da massa fiz eu, mas se quisermos apressar as coisas podemos fazer com massa comprada, mas não é tão bom...

A massa quebrada fiz num robot de cozinha. Adicionei 225 gr de farinha e 110 gr de manteiga. Misturar. Depois coloquei um ovo inteiro e cerca de 20 gr de açúcar (não queria a massa muito doce) e uma pitada de sal refinado. Misturar mais um pouco. Temos que ficar com a consistência de migalhas grandes. Retirar e amassar numa bancada enfarinhada, muito ligeiramente, só para aglomerar tudo. Colocar numa película aderente e levar ao frio durante 20 min.

Passado esse tempo, com a ajuda de um rolo, estendemos a massa na bancada enfarinhada e coloca-se na tarteira de fundo amovível (não costumo forrar nem barrar com manteiga e farinha porque esta massa não cola à forma). Damos o jeito que queremos na bordas da massa, pica-se o fundo e vai novamente ao frigorífico mais 10 minutos.

Depois, directamente do frio, vai ao forno pré-aquecido com pesos em cima (uso grão) cerca de 20 minutos. Depois retira-se os pesos e vai mais 5 minutos.

Notas: A questão de não amassarmos muito a massa no final e de a massa ser feita num robot de cozinha, é que não queremos que a manteiga aqueça. Se for com as mãos, ela tem tendência para se desfazer mais. A ideia é ficar com bocadinhos de manteiga visíveis que depois com o calor vão expandir e tornar a massa crocante! É por isso que cada vez que se mexe nela, temos que a colocar no frio. Não convém mesmo mexer muito na massa e se por mero acaso a massa estiver a ficar muito mole e não conseguimos fazer mais nada dela, evitar colocar mais farinha! É juntar tudo e levar novamente ao frio.
A questão de picarmos a massa já na tarteira é pelo facto de ela cozer uniformemente. E leva os pesos para não criar altos onde não deve, assim fica toda direitinha.
Esta massa dá para doces e salgados. Se fizer na versão para salgados é só cortar o açúcar.

Depois com a base feita é só enchermos! Fiz ganache de chocolate. Aquecer um pacote de 200 ml de natas, e assim que começar a ferver, desligar do lume e adicionar 200 gr de chocolate 70%. Mexer até ficar bem brilhante.

Deixar arrefecer o ganache e cobrir a base da tarte! Depois é só colocar fruta ao nosso gosto. Esta tarte levou morangos e manga.



Bom apetite!

7 comentários:

  1. Simples e deliciosa!!!

    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. que tarte tão maravilhosa cheia de fruta.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma tentação!! E fresca por causa da frutinha ;)
      Obrigada e uma excelente semana!

      Eliminar
  3. Obrigada querida Marisa! :)
    Beijinhos e uma excelente semana!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...