sábado, 4 de abril de 2015

Cheesecake fingido!

Mais um desafio lançado pela minha querida amiga Inês do site The Right Tea.

O primeiro desafio foi o Arroz de chá verde.

Desta vez era para fazer uma receita de sobremesa em que o chá fosse o ingrediente principal.

Pensei então em fazer a minha receita de gelatina de iogurte. E saiu uma Gelatina de Gengibre com Iogurte e sementes de chia!

Em vez de água a ferver usei chá de gengibre, e fiz à mesma com iogurte de soja.

A gelatina foi gelatina neutra, em pó, em saquetas.

Então temos: para duas saquetas de gelatina neutra de 10 gr cada (em pó, saquetas da marca Royal) são 500 ml de liquido. Ou seja, se fosse para fazer uma gelatina "normal" seria 1L, mas como vamos acrescentar iogurte, temos que reduzir sempre a quantidade de liquido para metade.

Portanto, colocamos 2 saquetas de gelatina em pó neutra, num recipiente e desfazemos num bocadinho muito pouco de água fria. Depois adicionamos 500 ml de chá de gengibre que foi acabado de fazer (ver AQUI) e mexemos até desfazer bem a gelatina e ficar abaixo de morno.

Depois adicionamos 4 pacotes de iogurte natural de soja, (ou sem lactose por exemplo) aos bocadinhos, à medida que vamos mexendo e incorporando na gelatina. Provem primeiro os iogurtes, se acharem que é amargo adicionar um bocadinho de açúcar, mas tentem escapar esse passo... Depois mais à frente explico porquê.

Adicionei sementes de chia a gosto (2 colheres de sopa cheias será suficiente a meu ver) e voltem a incorporar. As sementes de chia, para além de todas as suas maravilhosas propriedades, começa a largar aquela gelatina própria dela o que é óptimo para agarrar ainda mais o iogurte!

E pronto! Está pronta a nossa gelatina de gengibre com iogurte!!



Deitamos o preparado numa forma de fundo amovível e forrada com película aderente (para que a película prenda bem na forma, basta passar a forma por água).
Logo após a colocarmos o preparado, pus por cima umas fatias bem finas de maçã (uma maçã é suficiente). Deixei ficar a casca pois as minhas maçãs são biológicas.


Vai ao frigorífico pelo menos 2h.

Para que se pareça com um cheesecake, fiz uma base: moí 400 gr de bolachas digestivas (ou podemos usar bolachas que andem esquecidas numa caixa e que ninguém já sabe o que lhes fazer...) e introduzi em 200 gr de manteiga derretida. Incorporar bem. Podemos reduzir esta base para metade da quantidade perfeitamente, ficaremos com uma base mais fina. A minha base ficou estranha porque tive problemas com o robot de cozinha!!!


Esta base só irá ser colocada por cima da gelatina de iogurte quando esta estiver já solidificada, ou seja, depois das 2h e a base das bolachas já tem que estar abaixo do morna.
Não faço como no cheesecake, ou seja, primeiro a base e depois o conteúdo, porque como o preparado é bem mais líquido que o cheesecake, tive receio que tornasse a base demasiado mole. Depois é só virar de cabeça para baixo e desenformar!


NOTAS: Penso que não será preciso colocar açúcar, devido à base da bolacha já ser bem doce, e assim temos o contraste e ao não colocar açúcar estamos a desfrutar bem do sabor do chá de gengibre.
E como termino com fruta por cima (coloquei morangos mas pode ser outra a gosto, ou compota caseira), mais uma razão para não colocarmos acúcar extra.
Esta receita pode ser variada com outros chás ou líquidos ou então com gelatinas (0% açúcar) que existem de diversos sabores e/ou com iogurtes de soja de sabores, é uma questão de saber conjugar.
Aconselho a, depois de servir a primeira vez, voltar a colocar a forma na gelatina para que continue a manter a sua forma.




Claro que a WoodFlavors veio dar um ar da sua graça a toda esta receita!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...