sexta-feira, 10 de abril de 2015

Cogumelos recheados de acelgas, ricotta e alheira!

Adoro quando não sei o que fazer para almoço!! Deixa o meu espírito livre para o que bem me apetecer!

E não há nada melhor que podermos ir ao Mercado, comprar artigos de grande qualidade, cheios de nutrientes e vitaminas!

Trouxe de lá uns enormes Portobello que não hesitei em fazê-los recheados!

Já tinha ficado na minha memória um artigo que a Marisa do Blog Sweet My Kitchen tinha feito de cogumelos recheados com ricotta e decidi criar a minha versão!

Retirei a pele a uma alheira de caça e com a ajuda de um garfo desfiz ligeiramente. Polvilhei com ervas provence e duas colher de sopa de vinagre balsâmico! Sim, vinagre balsâmico! Foi uma dica dada pela minha querida amiga Elsa da Página dos Meus Bolinhos Caseiros. Fica divinal e ajuda a cortar na gordura.

Vai ao forno cerca de 15 minutos.

Enquanto isso, peguei num molho de acelgas suíças e piquei grosseiramente. Coloquei um fio de azeite numa frigideira larga e dois dentes de alho. Salteei até murcharem ligeiramente e acrescentei os pés dos cogumelos picados. Deixei reduzir e acrescentei cebolinho picado, ou coentros, ou salsa (é o que tiverem à mão!). Depois pus o preparado em cima de uma tábua para picar com a faca, para ser mais fácil a distribuição nos cogumelos.


Num tabuleiro, dispor os cogumelos (atenção se o tabuleiro tiver tendência para pegar, se calhar é melhor por uma folhinha vegetal ou de alumínio) e colocar em primeiro o preparado das acelgas, depois ricotta a gosto (e também depende do tamanho dos cogumelos) e por fim a alheira. Vai ao forno cerca de 10 minutos para cozinhar os cogumelos e no fim quando se retirar do forno, pulverizei com azeite em spray.



Adorei a combinação, tem a proteína, tem os vegetais e está cheio de contrastes: os cogumelos são carnudos, o ricotta é macio e o crocante da alheira... Uma perdição!! A repetir sem dúvida!!

Na minha opinião, se for servido em cogumelos mais pequenos, é uma excelente entrada!



Quando se chega à mesa com esta tábua cheia de sabores é a alegria instalada! Obrigada WoodFlavors!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...