quarta-feira, 1 de abril de 2015

Receitas do Open Day The 60's - Solar da Glória ao Carmo

- Inicio este post com um pedido de desculpas para quem estava à espera deste post desde segunda feira, mas quando realmente queremos que as coisas funcionem na perfeição é quando elas nos falham! Estou desde domingo sem conseguir entrar na plataforma do Blogger. Mas finalmente, após reclamações, as coisas já estão no seu perfeito funcionamento! -

Este fim de semana (29 de Março), o Blog Chez Sónia em conjunto com a Loja Com Certeza Gourmet, esteve presente num grande evento no Solar da Glória ao Carmo, que iria retratar os Anos 60!

O nosso conceito foi marcado de uma forma muito simples: mostrar o que de melhor tem uma loja Gourmet e de que forma se pode simplesmente confeccionar e dar uso a esses ingredientes que aos olhos de muitos são um mistério.

Foi mostrado que facilmente podemos impressionar os amigos e que com receitas simples fazemos um brilharete.

PRODUTOS DE EXCELÊNCIA + BONS AMIGOS = JANTARES DE SUCESSO!

A Organização do evento esteve à altura, pois tudo estava espectacular! Foi tudo pensado ao pormenor, nada foi deixado ao acaso! Desde os penteados, passando pelo guarda-roupa até à decoração! Foi mesmo uma viagem no tempo, onde todos estivemos à altura para que nada falhasse!

O meu muito obrigada pela oportunidade de ter participado num evento tão interessante e cheio de personalidade. Que venha o próximo!

Assim sendo, foi apresentado várias receitas, TODAS ELAS confeccionadas com produtos que facilmente (e a preços bem acessíveis), podemos encontrar na Loja Com Certeza Gourmet.

Tivemos uns Canapés de Alheira de Lamego.
Não tem grande receita, é só uma ideia de como impressionar quem nos visita, até mesmo num jantar que aparecem amigos de surpresa. Super-rápido:
- Mini tostas; 1 folha de rúcula por tosta; Alheira de Lamego (sim, é preciso "ir a Lamego" buscar a alheira, pois as que temos aqui nada se comparam com os fumeiros do Norte e quem provou entende do que falo...); e meia azeitona temperada.

NOTA: A alheira vai ao forno +/- 15 a 20 min a 200ºC, sem pele (cortem a pele com uma tesoura, a pele irá sair direitinha) e coloquem em cima de um tabuleiro forrado a papel de alumínio. Este processo irá secar a alheira, não fica tão gordurosa quando a colocamos na tosta. Depois de retirar do forno é só aguardar que ela arrefeça por completo e vamos retirando bocadinhos pequenos e colocando em cima da tosta com rúcula. A azeitona temperada é feita com azeitonas sem caroço, de frasco. Coloca-se dentro de um escorredor (daqueles do esparguete) para passarmos ligeiramente por água e depois temos que sacudir bem para que saia o excesso. Coloca-se dentro de um recipiente de tampa, ou frasco, e acrescenta-se azeite DO BOM a gosto (aconselho Malhadinha). Para 2 frascos de azeitonas (verde e preta), costumo por +/- 70 ml de azeite. Depois adiciona-se orégãos a gosto e 2 a 3 dentes de alho esmagados com casca. Abanamos bem para que todos os sabores se misturem. Convém fazer de um dia para o outro para que os sabores se misturem bem nas azeitonas. Quando as azeitonas terminarem e no recipiente sobrar azeite, guarda-se e usa-se para temperar comida, pois é um excelente azeite aromatizado.




Tínhamos em prova também a tapenade.
É um patê de azeitonas que tem muitas variantes. A minha tinha atum e tomate desidratado em conserva de azeite e orégãos da Terrius. Há quem acrescente também anchovas.
Para dois frascos de azeitonas (uma verde e uma preta) leva uma lata de atum Sta Catarina das grandes redondas ou então 3 pequenas. Escorre-se bem do óleo, assim como as azeitonas da água. Coloca-se num liquidificador, adiciona-se uma colher de chá de alcaparras, um molhinho de coentros picados, sumo de 1 limão, 1 dente de alho, 1 colher de chá de mostarda dijon, 3 tomates desidratados picados, assim como um bocadinho do azeite onde vêm pois está cheio de sabor e ainda um bocadinho mais de azeite para ligar todos os ingredientes. Ligar o liquidificador e moer até chegar à consistência desejada. Caso haja necessidade acrescentar mais um fio de azeite enquanto a máquina estiver ligada.
Ao empratar polvilhar com sementes de sésamo.

O pão é a minha receita de sempre, só que acrescentei 2 colheres de sopa de farinha de cogumelos da Terrius e sementes de sésamo a gosto.


Há imensas variantes para esta farinha de cogumelos. Tenho mais uma ideia, de mini-pizzas, e no meu workshop também fiz a mesma receita das mini-pizzas mas em formato diferente, umas tacinhas para enchermos com o que quisermos, que neste caso foi com queijo, maçã, mel e nozes. Ver mais AQUI. No site da TERRIUS também há mais ideias.

O Bolo de Maçã com farinha de Maçã Bravo de Esmolfe, fiz com a minha receita habitual, com a única diferença de que em vez de ser 200 gr de farinha é só 125 gr de farinha de trigo e acrescentei 75 gr de farinha de maçã e como a farinha de maçã já é doce, em vez das habituais 200 gr de açúcar só pus 50 gr.
Caso a farinha de maçã, ao retirar do frasco, estiver compacta, é normal! Picar com um garfo para a soltar e depois os pedaços maiores podemos ir esfregando numa peneira ou então juntamos a medida que necessitamos e acrescentamos num púcaro com um bocadinho de água ou licor de canela e vai ao lume brando para se ir dissolvendo. Vai ficar com um aspecto de puré. Adicionar aos restantes ingredientes do bolo. A maçã que se coloca por cima, na receita é macerada em licor canela, mas caso não tenham pode ir ao natural para cima do bolo e depois no fim, de ser retirado do forno, podemos polvilhar com canela e com geleia de maçã (que foi ligeiramente derretida com um bocadinho de água para ficar mais liquida e fácil de espalhar).
A forma onde fazemos o bolo, quanto mais pequena for mais alto e fofo ficará o bolo, se fizermos numa forma maior, ele fai ficar mais baixo, fofo na mesma e húmido (devido à geleia e aos pedaços de maçã).

Esta farinha é excelente, pois faz um puré maravilhoso que pode ser usado em inúmeras receitas (em iogurtes, panquecas, carne...). Mais ideias no site da TERRIUS.


Havia também chouriço e salpicão da Quinta das Poldras, compotas da Quinta dos Jugais e queijos curados do Grão a Grão.


Não deixe de visitar a Loja Com Certeza Gourmet para ver estes e outros produtos de excelência!

Quanto ao evento, foi espectacular! Estão todos de parabéns! Eu adorei e teria muito gosto em repetir para uma próxima.
Contamos consigo!

Veja mais no meu Facebook:

Um dia em cheio!!! Open Day The 60's! No Solar da Glória ao Carmo  espectacular! Excelente organização! Todos entraram...
Posted by Chez Sonia on Domingo, 29 de Março de 2015
E mais fotos AQUI!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...