terça-feira, 9 de junho de 2015

Orzotto de Quinoa com panados no forno

Orzotto é uma palavra de origem um pouco controversa...

É um prato italiano, que é feito com cevada em vez de arroz.
Orzotto é uma combinação de palavras de "Risotto" e "Orzo" que por sua vez esta última significa cevada em italiano.
Mas existe uma massa (parecida com um bago) a que se dá o nome de Orzo. Portanto a nível de linguística já se sabe... A massa chama-se Orzo... Dá para fazer tipo risotto... É parecida com o arroz... Logo: Orzotto!!

Bom, não complicando mais, passando à receita:
Neste caso quis pegar na massa e na quinoa. Costumo fazer este prato com o bago Orzo e com arroz, mas desta vez substitui pela quinoa, pois é um grão que se assemelha ao arroz e é mais saudável.

Funciona quase como o risotto.
Num tacho, colocamos um fio de azeite e 1 colher sobremesa de manteiga. Deixamos aquecer e colocamos 1/3 chávena de orzo e 1/3 chávena de quinoa lavada. Deixar "fritar" ligeiramente e refrescamos com o dobro em chá de lúcia lima. (4 x 1/3 chávena).
Temperar de sal e pimenta, raspas de uma lima, mexemos e tapamos. Deixar cozinhar, como se fosse arroz, e no final, quando tudo tiver absorvido a água, desligamos o lume, colocamos uma colher de sopa de queijo creme, uma colher de sobremesa de sementes de chia, mexemos e deixamos repousar cerca de 5 minutos.
A textura será tipo a do risotto. Diferente e bem cremoso!

Acompanhei com os meus bifes de frango panados no forno, só que em vez de ter colocado panko, fiz com sementes de sésamo. Vai ao forno com um fio de azeite, cerca de 15 minutos.

Finalizei com mais umas raspas de lima. Faltou um tomate fresco mas na altura não tinha...

Bom Apetite!!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...