domingo, 2 de agosto de 2015

Uma espécie de Fattoush!

Tinha visto um post da Ina Garten no Facebook onde referenciava uma "Fattoush".

Curiosa como sou, fui investigar mais além.

"Fattoush" é um prato da "Levantine Cuisine" ou seja, cozinha tradicional do "Levant", ou seja, o que nós chamamos (na altura da escola aprendemos isto) de Crescente Fértil, (Levant), ou seja, geograficamente refere-se ao Mediterrâneo Oriental, ou seja, é mais um prato do Médio Oriente, assim como a conhecida baba ghanoush, baklava, falafel, hummus, kebab, musaka, pita, tahini, entre outros!

Assim sendo, fattoush é uma salada feita com pão pita, frito ou no forno. Ou seja, é a versão do Médio Oriente para a panzanella dos Italianos. (receita AQUI)

A Fattoush é uma salada onde podemos pôr vegetais e ervas de acordo com a estação e gosto. Desde que sejam cortados mais grosseiramente.

Tem como ingredientes principais:
Beldroegas (sim, beldroegas! os países do Mediterrâneo Oriental usam à centenas de anos e é muito comum por essas banda!); rabanetes, tomate, alface, pepino, cebola, hortelã, pão pita, sal, azeite e limão.

E como ingredientes opcionais:
Feta, salsa, cenoura, pimento vermelho e verde, azeitona preta e verde, pimenta, alho e romã.

Claro que isto é um prato que podemos inventar imenso!
O que a Ina Garten fez é com grão e eu fiz com quinoa entre outras coisas...

Fiz a quinoa como sempre faço e deixei arrefecer ligeiramente.
Coloquei numa taça grande uma pêra abacate, tomate, um vinagrete feito com um colher de chá de mostarda, sumo de uma lima e azeite para criar uma emulsão, sal, pimenta, hortelã, manjericão e envolver cuidadosamente.
Adicionei um peito de frango grelhado cortado em cubos e envolvi novamente.
Por fim adicionei queijo feta, azeitonas e a quinoa arrefecida.

Entretanto, o pão pita, utilizei do de compra, coloquei no forno, no grill, cerca de 2 a 3 minutos e depois antes de virar, pincelei com azeite e salpiquei com ervas provence.

Nunca pensei que combinasse tão bem! Adorei todos os sabores juntos e sem dúvida que me fez viajar até ao Médio Oriente!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...