sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Street Food - Várias Receitas para se degustar mesmo à mão!

Inspirada no Mercado de Sabores realizado no Meo Arena, em Lisboa, há já algum tempo, dedicado ao conceito de street food, lembrei-me de aqui reunir algumas receitas que se enquadram na perfeição. Não podendo (com muita pena minha...) ter estado presente nesse fantástico evento, eis algumas receitas que se pode comer enquanto andamos ou para aqueles dias em que estamos com mais pressa.

Tortilhas de Atum dos Açores com Feijão Preto & Queijo da Ilha

Muito simples, é só juntar uma lata de feijão preto (das pequenas), sobras de bife de atum ou 3 latinhas de atum em conserva, cominhos q.b. ervas aromáticas a gosto e rechear 4 tortilhas. Fechar com 2 palitos, polvilhar com queijo ralado da ilha e vai ao forno para gratinar.



Tortilhas de Guacamole com panados de frango no forno

Para os panados, precisamos de um peito de frango cortado em bifes, temperamos com sal e pimenta, cobrir com farinha de um lado e do outro (sacudir o excesso), passar por ovo e por panko (em alternativa utilizar pão ralado). Quem quiser pode passar directamente no panko que também adere. Colocar num refractário, pulverizar com azeite e vai ao forno até alourar, cerca de 20 minutos a 180ºC.


Para o guacamole, precisamos de duas pêras abacate (esmagar com um garfo), um tomate cortado em quadradinhos, sumo de uma lima (para o abacate não oxidar), uma cebola roxa picada, coentros picados, sal, pimenta, cominhos, um fio de azeite, picante (para quem gosta...). Vai ao frigorífico cerca de 20 minutos para ganhar alguma consistência. Neste ainda lhe acrescentei feijão preto... (versão minha... fui buscar ao baú das recordações...)



Depois é só pegar nas tortilhas, barrar generosamente com guacamole e colocar alguns pedaços de frango panado e degustar!



Podemos também fazer sem a versão de tortilhas:


Bruschetta de Salmão Fumado e Manteiga de ervas

Com fatias de pão torrado, barramos com manteiga de ervas (manteiga à temperatura ambiente, meio alho ralado, e ervas a gosto), com compota de tomate pouco doce (um tomate grande escaldado em agua a ferver para retirar a pele, cortado em pedacinhos num tacho e com uma colher de sopa de açúcar e uma pitada de sal - deixar cozinhar cerca de 20 a 30 minutos - deixar arrefecer antes de colocar em cima da manteiga) e finalizamos com fatias finíssimas de salmão fumado e um toque de endro.


Bruschetta de charcutaria, queijo e cogumelos

Quando sobra focaccia ou maneesh ou pão normal, pego em aparas de charcutaria (que sou eu que faço - peço na charcutaria umas fatias bem grossas de fiambre de perú, paio do lombo e queijo e faço as aparas em casa com um robot de cozinha, que rala grosseiramente), ponho em cima de uma fatia de pão e vai ao forno. Acompanha com cogumelos salteados e tomate.



Bruschetta com aproveitamentos

Depois de um belo Pic-Nic no parque de merendas do Pinhal da Paz, sobrou carne grelhada (salsichas de frango, de porco, entremeada e bifanas. No dia seguinte, bati uns ovos, juntei sal, pimenta, cebolinho e alguns pedacinhos de carne. Fiz uns ovos mexidos e coloquei em cima de uma fatia de pão torrada e barrada com alho e um fio de azeite.


Pizza de Presunto, Figos & Blue Cheese

Fiz esta pizza assim que vi a Joana Gomes a fazer esta delicia no Prato do Dia. Achei bastante interessante a junção de sabores.

Para a base utilizei esta receita ou esta e depois por cima coloquei um queijo mozarella, figos a gosto, blue cheese, presunto, reguei com  um fio de mel, voltou novamente ao forno por mais 5 minutos e no fim coloquei rúcula. Fiz em formato mini-pizza.



Bolinhas recheadas com muito sabor

Estas bolinhas foi uma ideia que retirei da Continente Magazine.
Peguei em massa folhada, cortei em quadrados, recheei com aparas (como expliquei um pouco mais acima), embrulhei como se fossem bolsinhas, juntei-as todas e com o lado da abertura para baixo coloquei num refractário e reguei com uma mistura de azeite, queijo parmesão ralado, sementes de sésamo e ervas a gosto. Foi ao forno e... voilá! Umas bolsinhas cheias de sabor!





Mini-folhados de salsicha e mozarella

Com massa filo, pincelada com azeite em casa folha, dispor as salsichas e bocadinhos de mozarella e enrolar. Cortar e vai ao forno.



E muito mais haveria para colocar aqui, mas por hoje ficamos por aqui!! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...