terça-feira, 27 de outubro de 2015

Workshop Chez Sónia com a Tupperware - No Cook Recipes!

A Tupperware, uma das marcas mais elegantes e prestigiadas de Portugal que está presente em todo o mundo, na maior parte dos nossos lares, quis aliar-se ao Chez Sónia, e juntas fazermos um workshop de sucesso! E assim foi!

Pioneiras na ideia, com muito orgulho, com os meus conhecimentos e os produtos de excelência da Tupperware, fizemos receitas onde não era necessário o uso do fogão e do forno.

Como já devem saber, os meus workshops são muito simples, sem grande complexidade e a intenção é sempre a de que as pessoas saiam de lá com a cabeça cheia de ideias rápidas e fáceis para confeccionar em casa. Logo, a intenção deste workshop, não era vendas nem muito menos fazer uma demonstração Tupperware, mas sim mostrar às pessoas que no dia-a-dia, as belíssimas peças de qualidade fora de série, que nunca saem de moda, são fáceis, úteis e por vezes imprescindíveis na nossa cozinha. Umas verdadeiras aliadas!

Foi uma honra, e com imensa alegria e prazer abracei esta parceria!

Agradeço desde já toda a amabilidade com que me acolheram, toda a ajuda preciosa que me foi prestada e todo o companheirismo, cumplicidade e amizade que se criou!

Agradeço também a todos os meus seguidores, que por onde quer que eu vá, eles estão lá! Obrigada por acreditarem neste meu projecto, pois sem vós nada seria possível nem fazia sentido! Fazem-me acreditar que realmente vale a pena continuar a lutar!

Obrigada aos novos amigos que criei, espero que se tornem seguidores do Chez Sónia e espero também que continuem a acreditar, pois iremos crescer mais e fazer melhor!

As fotos que apresento são do fotógrafo José Borges, algumas minhas e das minhas alunas e colaboradoras.

Não houve só receitas!
Também tivemos sorteios, muita alegria e ainda presenteámos quem nos visitou!

O workshop foi iniciado com 4 entradas, servidas na deslumbrante peça Allegra, da Tupperware. Acho esta peça espectacular pois servimos quatro entradas diferentes e conseguimos surpreender de certeza!


As entradas não servem só como entradas, podem servir como acompanhamentos.
Vejam mais AQUI no meu workshop de Acompanhamentos Criativos.

Usámos o utensílio Extra Chef, um utensílio que se tornou imprescindível na cozinha e nestas 4 entradas. Pode faltar a luz, que iremos continuar a fazer o nosso jantar de amigos! E ainda ficamos com uns braços espectaculares! Quem experimentou percebe porquê!

Fizemos Húmmus!
Um paté de origem do Médio Oriente, em que húmmus significa grão cozido.

Na Extra Chef, introduzir uma lata pequena de grão cozido (ou meia lata de grão grande), 1 colher de chá de paprika fumada, 1 dente de alho, 2 colheres de chá de tahine (pasta de sésamo), sumo de uma lima, sal (só uma pitada pois o grão já tem sal) e meio molho de coentros picados. Introduzir um fio de azeite e triturar bem.

Enquanto tritura, aos poucos vamos introduzindo mais azeite pelo funil para chegar à consistência desejada. Não queremos um paté muito espesso, mas também não queremos um paté demasiado azeitado! É até se aperceberem que tem a consistência certa para o vosso gosto. Tem que ficar firme mas cremoso.

No final, colocar na Allegra e por cima polvilhar com uma pitada de paprika e um fio de azeite. Termina com meia tosta fina e uma folhinha de coentros, ou salsa ou manjericão.


Fizemos uma variante de Hummús!
Pegando na receita anterior, repetimos:
Na Extra Chef, introduzir uma lata pequena de grão cozido (ou meia lata de grão grande), 1 colher de chá de paprika fumada, 1 dente de alho, 2 colheres de chá de tahine (pasta de sésamo), uma chávena (cup) de puré de abóbora (já há em latas, mas podem fazer no forno), sal, pimenta, noz moscada, canela e cominhos a gosto. Introduzir um fio de azeite e triturar bem.

Enquanto tritura, aos poucos vamos introduzindo mais azeite pelo funil para chegar à consistência desejada. Não queremos um paté muito espesso, mas também não queremos um paté demasiado azeitado! É até se aperceberem que tem a consistência certa para o vosso gosto. Tem que ficar firme mas cremoso.

No final, colocar na Allegra e por cima polvilhar com uma pitada de paprika e um fio de azeite. Termina com meia tosta fina e uma folhinha de coentros, ou salsa ou manjericão.


Fizemos tapenade!
A tapenade de azeitona é feita na extra chef também, com um frasco de azeitonas , uma colher de sopa de alcaparras , 1 dente de alho, sumo de uma lima, 2 colheres de sopa de mostarda, 1/2 chávena de azeite, tomilho e salsa. Misturar bem. Depois se quiserem, ou fica assim ou retiram metade e colocam meia lata de atum das redondas pequenas de Santa Catarina e duas colheres de sopa de mascarpone. Rectificar de sal e pimenta.

Excelente com salmão no forno ou salmão fumado.


Fizemos Patê de Atum com Pêra Abacate!
Na extra Chef introduzimos 2 pêras abacate maduras (podemos conservar a casca intacta para decoração - ver AQUI - ), 4 colheres de sopa de ketchup, 1 colher de sopa de whisky, 1 lata de atum pequena, 1 molhinho de coentros, 1 pedacinho de rúcula, sal, paprika, tomate seco picado e 1 iogurte natural.

Mistura-se tudo e coloca-se nas "meias cascas" e depois na Allegra ou directamente na Allegra. Decora-se com azeitonas, paprika e coentros. Acompanha com pão torrado ou tostas.

Existe uma versão ainda mais simplificada AQUI.


Demos seguimento a uma bela salada!
Fizemos uma cama de rúcula, na saladeira da Allegra, para colocar os nossos ovos recheados, onde podemos ser tão criativos... A ideia é ir variando nas misturas, sabores, aromas e texturas.

Lavamos e secamos a rúcula com o secador da Tupperware, temperamos com sal líquido, envolvemos bem, depois temperamos com pimenta, nozes, queijo feta, rosas de salmão fumado, croutons (e a imaginação é o limite!) e colocamos os ovos recheados em cima. Terminamos com um fio de azeite.

Os ovos recheados são cozidos (6) , retiramos as gemas para um recipiente, depois adicionamos meia chávena (cup) de iogurte grego, meia pêra abacate, uma colher de sopa de lima, sal e coentros. Podemos usar novamente a Extra Chef com as lâminas para ajudar mais rapidamente a adicionar as coisas. No final enchemos a bola decoradora (atenção que devemos por o recheio ainda com a bola decoradora fechada na parte do bico, só depois de cheia e fechada é que escolhemos o bico que queremos) e finalizamos com uma folhinha de coentros.

Se quisermos que os ovos fiquem cor de rosa, após cozer os ovos, descascados e arrefecidos, colocamos na água de cozer beterraba.
Num tacho colocar 2 chávenas de água (cups) e uma chávena (cup) de vinagre e uma beterraba fatiada. Deixar ferver por 20 minutos. Após esta água arrefecer, colocamos os ovos descascados e sem a beterraba, cerca de uma hora para ganharem cor. Podemos experimentar com outras cores: açafroa para cor de laranja, chá verde para verde... Experimentem e mostrem!!



Seguimos para a sobremesa.
Sim, é possível fazer brownies crus, sem terem que ir ao forno, e bem saudáveis.
Tinha visto a receita no programa da Filipa Gomes, do 24Kitchen. Pus logo as mãos à obra para fazer a minha versão!
Na Extra Chef triturar 2 chávenas (cups) de nozes e 1 chávena (cup) de cacau em pó. Reservar.
Depois picamos 2 chávenas de tâmaras com 2 colheres de sopa de xarope de ácer. Amassar tudo muito bem para que fique envolvido.
Numa caixa tupperware (usei a congeladora) forrar com película aderente e aí colocar a mistura. empurrar bem, com as mãos ou com um copo para que fique tudo muito bem compacto.
Vai ao frigorífico pelo menos 1 hora. Depois é só cortar em quadrados e polvilhar com cacau em pó e terminar com mais amêndoas (podem ser torradas, levemente numa frigideira anti aderente).


Terminamos este desfile de coisas boas com mais uma sobremesa.
Um cheesecake de abóbora.
Triturar um pacote de bolachas moaçor chocolate (ou outras a gosto) na Extra Chef e quando chegarmos ao ponto de pó adicionamos a manteiga. Ou derretemos duas colheres de sopa de manteiga ou usamos margarina líquida. Voltamos a envolver tudo para que fique uma mistura mais aglutinada.
Na saladeira de Cristal, colocar as bolachas e com a ajuda de uma colher ou mesmo à mão, ajudamos a aglutinar a mistura.
Entretanto batemos um pacote de natas com a Speedy Chef e adicionamos meia chávena de açúcar. Reservamos.
Na Extra Chef, com o utensílio que parece uma borboleta, colocamos um pacote de queijo creme à temperatura ambiente, uma chávena de puré de abóbora, metade das natas batidas e uma colher de chá dos "pozinhos mágicos".
Envolvemos tudo muito bem e colocamos em cima das bolachas picadas. Terminamos com o resto das natas e decoramos a gosto. Este foi decorado para o Halloween.

Os "pozinhos mágicos" é uma mistura de canela, gengibre, noz moscada e cravinho.
Num recipiente tupperware, colocamos 3 colheres de sopa de canela, 3 colheres de chá de gengibre, 2 colheres e meia de chá de noz moscada e 2 colheres de chá de cravinho (em pó, caso não consigam arranjar, coloquem 1 ou 2 cravinhos da índia no recipiente).
É uma mistura que fica excelente em tudo o que seja receitas de abóbora e também combina muito bem com chocolate.
Quando quiserem utilizar, basta apenas uma colherinha de chá e dá um aroma bastante diferente às receitas.


E assim demos por terminado mais um grande workshop, onde aprendi e espero ter transmitido também algum conhecimento.

Mais uma vez agradeço a todas as pessoas envolvidas, foi uma grande honra poder ter participado neste projecto pioneiro e que venham mais e melhor a partir de agora.

Para qualquer esclarecimento, dúvida ou encomendas, não hesitem em contactar-me.

Vejam mais ideias de outros workshops AQUI.

Vejam todas as fotos aqui:

2 comentários:

  1. Que workshop fantástico,....fiquei a babar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...