quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Maneesh

O que eu ADORO este pão...!!!

Faço com muita frequência... Tenho sempre o meu pão dos 5 minutos em reserva, mas este está sempre a sair cá em casa.

Fica excelente no dia seguinte e aguenta na perfeição! Também é óptimo aberto e torrado. O Paul Hollywood dá a sugestão de uma pasta de beringela (que um dia tenho que experimentar) mas este ficou de lamber os dedos com camembert que foi ao forno com mel e açafroa (era para ter colocado nozes mas não havia...!!)


Não é dos mais fáceis, mas não é nada difícil. Demora o seu tempo mas vale mesmo a pena!

A receita é do Paul Hollywood.
Basicamente é uma receita de fleatbread, um pão do Médio Oriente, e tem uma cobertura de sementes de sésamo e ervas.

Misturar tudo: 500 gr de farinha, uma pitada de sal, 25 gr de açúcar e 10 gr de fermento. Adicionar 20 ml de azeite e os 270 ml de água tépida. Usando os dedos, misturar os ingredientes. Gradualmente, adicionar mais água tépida (90 ml) até toda a farinha se despegar dos lados da tigela e termos uma massa mole (podemos não precisar de toda a água, a massa tem que estar mole, não "peganhenta"...)

Colocar um fio de azeite na bancada de trabalho e pôr a massa. Amassar por 5 a 10 min. A massa estará "molhada" ao início mas irá formar uma massa suave depois de amassada.

Depois de amassada, colocamos a massa numa tigela oleada e cobrimos. Deixamos a levedar até duplicar de tamanho (pode demorar até 2h).

Depois de levedar, devemos retirar-lhe todo o seu ar, mexendo na massa com o nó dos dedos (não é amassar!)

Colocar papel vegetal num tabuleiro e pomos a massa, com o feitio que quisermos. Eu costumo dividir em duas. Depois ponho uma massa no centro do tabuleiro e vou empurrando para os cantos. Fica um rectângulo, do tamanho do tabuleiro e com os dedos marcados, tipo focaccia.


Tapamos novamente e deixamos levedar por mais 20 min.

Pré-aquecer o forno.

Por fim misturamos sementes de sésamo com ervas aromáticas (costumo pôr ervas de provence, mas podemos variar entre orégãos, manjericão, tomilho, flor de sal... é a combinação que quisermos!) e azeite (não mais do que duas colheres de sopa) até termos uma "pasta" e vamos espalhando por cima do pão.

Vai ao forno por 15 min a 230ºC (ou até verem que está cozido...).

Fica dourado e crocante por cima e fofo por dentro.


Deixar arrefecer em cima de uma rede.





Bom Apetite!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...