domingo, 19 de outubro de 2014

Bolo de Maçã & Licor Canela com um toque Dulcis

Desafiada pela Mafalda no Instagram, pus as mãos na massa e saiu um bolinho mesmo com sabores outonais (pois aqui o tempo está mesmo a pedir...!). A receita foi-me gentilmente enviada por email pela Mafalda, a quem agradeço desde já pela partilha desta delícia.

Saiu um bolo super fofo, alto como eu gosto, com recheio de maçã e o aroma do licor canela!

A receita dita:

Cortar 3 maçãs em fatias não muito grossas (eu deixei a casca...), só retirei os caroços. Colocar numa tacinha e deixar a macerar em brandy (eu como não tinha pus um cálice de Licor Canela) durante 30 minutos.

Misturar 4 gemas com 200 gr de açúcar (eu só pus 180), até ficar um creme esbranquiçado. Depois adicionamos 220 gr de manteiga (eu utilizei vaqueiro líquida) e continuamos a bater. Peneirar 200 gr de farinha com 1 colher de chá de fermento e bater novamente só para encorporar. As claras são batidas em castelo e envolvidas na massa final.

Numa forma untada, colocar metade da massa e metade das maçãs cortadas


Por fim colocar o resto da massa e o resto das maçãs


Vai a forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 50 minutos, mas depende de cada forno, por isso estejam atentos.

Após ter saído do forno, deixei arrefecer ligeiramente ainda dentro da forma e coloquei por cima o Dulcis Maçã diluído num bocadinho de água ao lume num púcaro com uma colher de sopa de sementes de chia. A receita original diz para pincelarmos com 2 colheres de sopa de geleia de pêssego quente.


Quem não conhece a Dulcis tem aqui um post no Chez Sónia, outro aqui, outro aqui, e outro aqui  ou então no site da Dulcis ou ainda no Facebook.

E assim temos esta delícia que largou um aroma pela minha cozinha muito reconfortante!




Alto, fofo e cheio de sabor!!

Desafio a fazerem! Não se vão arrepender...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...